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Progressive overload: como funciona?

Homem fazendo musculação - Progressive Overload

O princípio do progressive overload é muito importante para garantir os resultados nos exercícios físicos. Ele é um dos fatores que promovem o aumento da força e da  massa muscular. Vamos conhecer um pouco melhor esse princípio e como ele pode ser aplicado no post de hoje.

Mesmo sendo o principal caminho para a hipertrofia, muita gente ainda não conhece o progressive overload . E entre as pessoas que já ouviram falar dele, não entendem direito como funciona ou não sabem aplicar direito.

Por causa disso, muitos continuam fazendo os mesmos exercícios com a mesma carga, mesmo número de séries e mesmas repetições. E mantém esses hábitos, às vezes, durante anos, sem conseguir resultados reais.

O que é progressive overload ?

Existem três  formas principais:

  • Aumento progressivo de cargas no treino
  • Aumento do número de repetições com o mesmo peso
  • Aumento do número de séries 

Como funciona?

Basicamente, os treinos precisam oferecer estímulos ou desafios que façam os músculos se adaptarem, aumentando seu volume e força.

Quando se acostumam à certa carga ou número de repetições, é preciso sobrecarregar ou aumentar a dificuldade do treino. É aí que entra o progressive overload: ele desafia os músculos com aumento de peso ou número de repetições. Ou seja, se o que você quer é aumentar a massa muscular e a força, essa é a técnica ideal. 

Como aplicar?

O melhor jeito de aplicar essa técnica é ir aumentando o peso dos exercícios que são  realizados durante a semana. Pode ser, por exemplo, aumentar 0,5 kg nos exercícios de isolamento (como rosca ou tríceps polia). Também pode-se aumentar até 5 kg nos exercícios compostos (como agachamento com barra).

Mas muito cuidado para não aumentar peso demais de uma vez. O que geralmente acontece, nesse caso é que isso atrapalha a realização correta do exercício.

Progressive overload na mitologia

Essa técnica não é nova, não. Uma lenda grega diz que Milo de Creta pegava um bezerro todos os dias e o carregava nos ombros. Conforme o tempo foi passando, o bezerro cresceu e Milo também foi ficando mais forte com o tempo. Graças a isso, Milo era capaz de levantar um touro adulto. Assim, já na antiguidade se conhecia o princípio da sobrecarga progressiva.

Aqui no Popfit7, aplicamos esse princípio aos treinos e por isso nosso programa de treinamento tem resultados garantidos. Acesse o site, conheça melhor o programa e inscreva-se! 

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