fbpx

Quem tem varizes pode fazer musculação?

Quem tem varizes pode fazer musculação?

Sofre com varizes e não sabe se pode fazer musculação ou não? Chega de sofrer com essa dúvida! Leia o post de hoje e saiba se existe ou não problema em fazer musculação quando se tem varizes.

Como surgem as varizes

São veias que já não conseguem mais cumprir sua função adequadamente por alguma razão, causando a má circulação. Com o tempo, elas acabam inchando e tornando-se aparentes sob a pele. Seu surgimento pode acontecer por vários motivos: hereditariedade, obesidade, gravidez ou sedentarismo.

Dá para perceber que algumas das razões para o surgimento das varizes podem ser evitados ao se praticar atividades físicas. Nesse sentido, a musculação já surge como alternativa para o tratamento e prevenção das varizes.

A musculação pode servir como prevenção e tratamento 

Afinal, uma pessoa com menor condicionamento físico possui músculos menos capazes de promover força, tendo assim menor aporte sanguíneo. Ao praticar musculação regularmente, a circulação sanguínea é melhorada, reduzindo o impacto das varizes.

Converse com um angiologista

Se você tem varizes e quer fazer musculação, é bom conversar com um médico angiologista. Ele é especializado em varizes e pode te indicar meias esportivas de compressão, que podem ajudar na realização dos exercícios. Além disso, ele ainda pode te passar algumas orientações e dicas para a execução correta dos exercícios. 

Mas e aquela conversa de que a musculação piora as varizes?

Algumas pessoas acreditam que a musculação pode piorar o quadro de varizes por gerar oclusão vascular. Essa oclusão seria a interrupção da circulação sanguínea durante os exercícios. Isso até pode acontecer em isometrias, mas não nas contrações concêntricas e excêntricas. Afinal, se a oclusão ocorresse nesses casos, as repetições não seriam possíveis por falta de aporte sanguíneo. 

Sim, quem tem varizes pode fazer musculação!

Por isso, não se preocupe! Você, que sofre de varizes, pode sim fazer musculação. Lembrando que o sedentarismo é que piora o quadro, não a realização de atividades físicas. Com o devido cuidado, você, além de melhorar sua circulação sanguínea, também vai contar com os diversos outros benefícios que a musculação pode trazer.

Tenha resultados visíveis nos seus treinos

Se você busca a hipertrofia e quer resultados visíveis, conheça o programa de treinamento Popfit7. Acesse o site, confira nossos casos de sucesso e inscreva-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat