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Treino até a falha muscular: o que é e quais os benefícios?

Treino até a falha muscular

A expressão treinar até a falha pode até soar como derrotismo. Afinal, quem é que deseja falhar em seus treinos, não é mesmo? O fato é que ela não é interpretada dessa forma na musculação. Muito pelo contrário, treinar até a falha é para quem tem muita determinação e quer alcançar a forma física desejada. Quer saber mais sobre o treino até a falha? Continue lendo esse conteúdo!

Falha muscular: o  que significa

Falha muscular é um ponto de exaustão em que o músculo não é capaz de se exercitar de forma apropriada. Ela ocorre quando, numa série de exercícios, o corpo é incapaz de repetir as séries com amplitude total do movimento.

Esse método é adotado para aumentar a intensidade do treino. Além disso, também permite uma resposta mais rápida do músculo em ganhos de massa magra. 

Medir o progresso

Treinar até a falha muscular também é uma boa maneira de medir seu progresso na hipertrofia. Basta observar a mudança no ponto em que ocorre essa falha durante o treino. 

Conforme as fibras musculares individuais se fortalecem, é possível recrutar mais fibras. Logo, quanto mais fibras, mais elementos envolvidos na contração, resultando em uma maior facilidade para mover a resistência. 

Benefícios de treinar até a falha muscular

Aumenta os hormônios metabólicos

O treinamento com pesos é realizado para alcançar a hipertrofia muscular porque, assim, acontecem estímulos no organismo que liberam hormônios. De fato, são esses hormônios que vão determinar o crescimento dos músculos.

Pesquisas demonstram que a elevação desses hormônios essenciais para o crescimento muscular é maior em quem treina até a falha. 

Promove evolução constante nos treinos

Depois de certo tempo treinando, algumas pessoas sentem que o treino já não está trazendo resultados. O que é diferente dos primeiros meses de treino, quando os ganhos ficavam evidentes em pouco tempo.

Dessa forma, treinar até a falha muscular ajuda a superar esta estagnação. Isso porque esse tipo de treino cria novos estímulos nos músculos, promovendo sua evolução.

Desenvolve a determinação

Treinar até a falha pode transformar o modo como você encara seus objetivos. Tanto as metas relativas ao seu corpo quanto as referentes ao seus projetos de vida.

Suportar a dor do treino até a falha para alcançar os resultados desejados significa superar momentos incômodos por um objetivo maior. Assim, ao pensar em todo o esforço que foi preciso para alcançar a forma física almejada, a determinação é desenvolvida. Por isso, você será capaz de correr atrás dos seus sonhos, mesmo que seja preciso passar por momentos difíceis.

Treina mais fibras musculares

Quando algumas das suas fibras musculares não conseguirem realizar os exercícios devido ao esforço, outras serão ativadas. Elas são recrutadas pelo organismo para continuar com a atividade, promovendo um treinamento mais amplo.

Outro ponto fundamental é que as fibras musculares estarão sujeitas a um nível elevado de tensão, por mais tempo.  Dessa forma, garantindo o estímulo ideal nesses músculos.

Treinar até a falha é um modo de elevar seu ganho muscular. Porém, precisa ser realizado com planejamento e orientação profissional, para não acabar ocasionando o overtraining.

E aí, quer ficar monstrão? Então entre em contato e participe do meu programa de treinamento!

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